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Fone@RNP

 

O QUE É ESTE SERVIÇO


 

O Fone@RNP é um serviço disponibilizado pela RNP que consiste na interconexão de instituições participantes através do VoIP (Voz sobre IP). Com o VoIP as ligações telefônicas  são feitas pela Internet.

 

O IFRS está participando deste projeto, conforme Termo de Adesão (clique aqui para visualizá-lo).

 

 

CAMPUS PARTICIPANTES


 

planilha de apoio pode ser consultada para ver a situação do campus.

 

 

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (FAQ)


 

1. O IFRS terá que comprar algum equipamento?

Não. A RNP enviará todos os equipamentos necessários para que o IFRS se utilize do serviço. 

 

2. O que mudará quando eu tiver que fazer uma ligação telefônica?

Nada mudará. A central telefônica estará configurada para completar as ligações normalmente, seja via Fone@RNP ou via empresas de telefonia. 

 

3. Se a internet cair a Reitoria ficará sem telefone?

Não. 

 

4. Os câmpus poderão aderir ao Fone@RNP?

Sim, poderão. Com a adesão do câmpus junto ao serviço, toda ligação telefônica da Reitoria ao câmpus (e do câmpus a Reitoria) será totalmente de graça, custo zero. Isto vale para qualquer instituição participante do serviço do Fone@RNP. 

 

5. Não entendi. Como assim "isto vale para qualquer instituição participante"?

As ligações telefônicas feitas para uma instituição que utiliza o Fone@RNP terão custo zero, independentes se são do IFRS ou não. Por exemplo: se o campus Erechim estiver no projeto Fone@RNP e fizer uma ligação para a Reitoria do IFPI, a ligação sairá de graça. 

 

6. E como posso saber quais as instituições participantes do Fone@RNP?

No site http://portal.rnp.br/web/servicos/instituicoes-conectadas3 tem uma lista atualizada das instituições conectadas.  

 

7. O que acontece se uma ligação for feita para uma instituição que tem o Fone@RNP mas está temporariamente fora do ar? 

A ligação se completará normalmente, uma vez que a central telefônica estará configurada para tentar completar as ligações pelo Fone@RNP. Se não conseguir, as ligações são completadas por intermédio de empresas de telefonia.

 

8. E no caso anterior a ligação terá custo ao IFRS?

Terá o custo normal de uma ligação local ou interurbana.

 

9. Este Fone@RNP não vai deixar a internet mais lenta?

Não.

 

10. Este serviço abrange ligações para celulares também?

Não. O projeto Fone@RNP envolve apenas telefones fixos. As ligações feitas a celulares terão tarifação normal pela operadora de telefonia.

 

11. Então os beneficios existem apenas se o IFRS ligar para as instituições que estão no Fone@RNP? 

Não. Existem mais beneficios. Observe o exemplo: se a Reitoria (ou qualquer campus nosso) fizer uma ligação telefônica para a Prefeitura Municipal de Florianópolis, o Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - pagará uma tarifa LOCAL (e não interurbana) para esta ligação e o IFRS nada pagará. Em contrapartida, se alguém do IFSC fizer uma ligação para a Prefeitura de Bento Gonçalves, por exemplo, o IFRS é quem pagará por esta ligação, mas será uma tarifa LOCAL, pois a ligação passará pelo servidor do FoneRNP da Reitoria.

 

12. Então isto significa que as ligações de fora passarão pelos nossos servidores do FoneRNP? 

Exato. O termo de cooperação assinado entre o IFRS e a RNP prevê isso. Para que o IFRS se beneficie de ligações interurbanas sem nada pagar, nós temos que completar as ligações de fora e pagar tarifa local, se for o caso, como descrito no exemplo acima do IFSC discando pra Embrapa Vinho.  

 

13. E como fica a conta de telefone do  campus? 

A conta telefônica deverá ter uma redução no valor a ser pago, pois algumas ligações que antes eram tarifadas como interurbanas serão de graça.

 

14. A conta vai baixar quanto? 

É impossível precisar percentualmente de quanto será esta redução pois vai depender da natureza das ligações do campus. Por exemplo, se 90% das ligações do Campus Feliz são para celelures, o valor a ser reduzido será pouco significativo, pois ligações para celulares não estão cobertas pelo serviço do FoneRNP. Se o Campus Porto Alegre, por exemplo, costuma ter 90% de suas ligações para a Reitoria sentirá uma redução significativa no valor da conta. 

 

15. Como podemos saber quais as ligações foram completadas pelo FoneRNP e quais foram pela operadora de telefonia?

A RNP disponibiliza um site com todas as informações referentes as ligações que passam pelo servidor do FoneRNP. Este site é de uso da TI apenas, pois possuem muitas opções de configurações técnicas. O que pode ser feito é solicitado ao responsável da TI do Campus um relatório mensal destas ligações.

 

16. Quais os campus do IFRS que já estão no FoneRNP?

A planilha de apoio pode ser consultada para ver a situação do campus.

 

 

IMPORTANTE


 

O usuário não saberá se a sua ligação será gratuita ou tarifada pela operadora de telefonia, pois existe o risco do equipamento servidor do FoneRNP estar indisponível no exato momento da ligação (caiu a internet no destinatario, servidor com problemas no campus ou no destinatario, servidor desligado, sem luz no campus, etc). Por este motivo, o apelo do gratuito é bem atrativo mas recomenda-se prudência.

 

 

 

DATAS IMPORTANTES


 

fevereiro/2012  IFRS adere ao serviço.
março/2012  RNP apresenta web-conferência sobre o serviço aos Institutos Federais
agosto/2012  Servidores do DTI da Reitoria participam de capacitação na Unidade de  Brasiia da RNP
setembro/2012  RNP envia os equipamentos para o IFRS
outubro/2012  IFRS configura os equipamentos e implanta o serviço em carácter experimental.
novembro/2013  Campus Porto Alegre recebe os equipamentos para a nova versão do FoneRNP (é a atual versão do serviço) e implanta o serviço
março/2014  Reitoria implanta o serviço
abril/2014  Campus Bento recebe os equipamentos e implanta o serviço

 

 

MAIORES INFORMAÇÕES


 

No link http://www.rnp.br/servicos/voip.html tem mais explicações sobre o projeto e com a TI.

 

 

 

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